sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O dia que Papai Noel passou a não existir.

Quando pequenos, sempre temos nossos pais como heróis. Eles são aqueles tipos de pessoas em que nos espelhamos e que queremos ser iguais. Mas o tempo passa e vamos incluindo novos “mestres” em nossas listas. Vamos conhecendo pessoas tão fantásticas que queremos ter um pouquinho daquilo que elas têm de tão especial!

Porém, essa mágica não tira e muito menos muda algo que existe dentro de qualquer pessoa, a sua natureza. Todas as suas características de homo sapiens continuam ali nos mesmos lugares, imutáveis. São essas características que ao serem descobertas tiram a magia dos nossos super-heróis e provam que o James Bond não é bom de coração. Então você fica totalmente desapontada ao perceber que ele é só mais uma propaganda dos EUA contra a antiga URSS e o comunismo.

Esse processo é muito parecido com aquele que vivemos na infância quando descobrimos que papai Noel não existe. Decepção, choro e revolta são amenizados pela idéia de que com ou sem papai Noel, você sempre encontrará presentes em baixo da árvore de natal. Qualquer um viveu isso. O governo Lula, a separação de Sandy e Junior ou o fim dos Beatles são exemplos decepções que sofremos e que por mais que tenham nos conduzido a sensações diferentes, ainda continuamos aqui vivos e inteiros. É assim que eu aprendi a lidar com as decepções.
A metodologia é simples e muito eficaz.

Para quem me conhece sabe que quando acredito ou defendo algo sou exagerada ao ponto de defender isso até a morte se necessário, se acredito em uma coisa, defendo-a na frente de quem for e não tenho medo de argumentos e de cara feias. E eu espero essa postura das outras pessoas. Principalmente daqueles que tenho como exemplo.

E o papai Noel passou a não existir quando vi que um ferrenho atirador de críticas aos EUA se fez de João sem braço quando começou a viver com uma americana ( ou será estadunidense?). O mesmo passou a defender a transposição do São Francisco e algumas outras coisas tão absurdas quanto isso.
“Se você acredita em alguma coisa, sempre a defenda. Por mais que isso lhe custe à vida.”

O coelhinho da páscoa passou a ser igual aos outros quando fui convidada para compor a juventude de um partido pseudo-esquerdista enquanto faço parte da diretoria de um grêmio estudantil. Mesmo sabendo que devo evitar envolvimento partidário, o convite foi feito. E por cima recebo um livro que conta as mudanças da pós-modernidade. Tudo com o belo objetivo de explicar o inexplicável.

(Também parei de acreditar em fada do dente quando vi alguém que tinha o símbolo do compromisso com as causas sociais ser a favor do aborto.)

Nesta e em tantas outras situações de total surpresa e decepção eu coloco meu método em prática.
Estou aos poucos perdendo os velhos heróis.

Mas ainda estou viva, inteira e mais esperta do que nunca.

4 comentários:

Lupos, Canis disse...

força! é pra frente por que atraz vem gente ^^

é isso ai^^

seja sua propria heroina^^

a melhor inspiração tem quevir quando você estiver de fronte com o espelho^^

boa sorte^^

bjs

guilherme sanches disse...

Quando eu era pequeno eu queria ser o James Bond(acho que ainda quero)!
Mas hoje acho que meus heróis são pessoas comuns,porque nascer voando e salvar o mundo é fácil.Quero ver é sustentar 5 filhos com esse salário ridículo...
Belo texto,como de costume!
Beijo

Marcela disse...

não tem um dia que se passa que você não se tornar mais um pouquinho a minha heroína. "Pensa sobre isso"

bom, enquanto a tudo isso meio escondido e resumido em palavras muito bem colocadas, eu tento te dizer...que não precisamos disso. e você sabe do que eu digo.

Livia R disse...

sarinha!
para esse texto deveria fazer mais que um comentário....deveria escrever-lhe um post lá no obnubilações....
Mas... O governo Lula nõa é uma total descepção! E meu pai não é mais heroi, mas tbm não é um merda!e apesar de ter um monte de professor filho da put.... por aí tem muita gente boa...que continua acreditando e dando a vida... que entende que aborto não combina com nenhuma teologia...muito menos a da libertação, que sabe que a decadência e o descredito do movimento estudantil estão principalmente em sua ligação partidária... e que acredita nas pessoas e em quem elas são! E que mesmo já tendo descoberto que o papai noel, a fada do dente e o coelhinho da páscoa não existem, ainda acreditam em reevolução!
te amo

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.